Dólar Turismo

Dólar Turismo

DICAS PARA QUEM VAI VIAJAR PARA O EXTERIOR E PRECISA COMPRAR DÓLAR TURISMO

  • Compre dólar em casas de câmbio ou, preferencialmente em seu banco;
  • Não compre dólar no aeroporto, pois o valor praticado é maior do que o de outros lugares;
  • Veja a possibilidade de ter o dólar numa conta para utilizar o cartão de débito;
  • Caso tenha cartão de crédito internacional, utilize-o, porém, tome cuidado, pois se o valor do dólar subir antes do vencimento da fatura você terá que arcar com essa alta inesperada. Além disso, o IOF do cartão de crédito é maior;
  • Cartões Pré-pagos: utilize essa opção para que você não precise andar com dinheiro na carteira, pois ladrões não são exclusividades do Brasil, você encontrará em todos os países;
  • Caso você volte com dólar para casa, e opte por guardar, não se esqueça de declará-los em seu imposto de renda.

TIPOS DE DÓLAR

Comercial: O Dólar comercial é aquele utilizado como base para importações e exportações. O seu valor pode variar durante o dia de acordo com a oscilação do mercado. Costuma ser a cotação do dólar divulgado e serve como referência par a comercialização legal.

Turismo: Como o nome já diz, o dólar turismo é utilizado para quem compra a moeda para fazer uma viagem para o exterior. Esse valor também costuma variar de acordo com as oscilações do mercado. Em épocas de alta, os especialistas costumam orientar para que os turistas comprem o dólar com antecedência, evitando assim, o custo elevado da viagem caso a cotação da moeda dispare. Comprar dólar turismo é uma “faca de dois gumes”, afinal, a flutuação do dólar pode fazer com que você ganhe ou perca em questão de dias. Porém, o mais indicado é sempre adquirir a moeda com antecedência para evitar surpresas que possam vir a impedir a viagem.

Paralelo: Esse dólar é vendido por pessoas ou empresas que não possuem autorização do Banco Central. A cotação do dólar no paralelo é mais alto, por isso, a compra nessa modalidade não é um bom negócio, a não ser, que você não tenha outra solução.

ONDE POSSO COMPRAR DÓLAR LEGALMENTE?

O dólar só pode ser comercializado por instituições que tenham autorização do BC. Costumam ser: bancos, corretores, agências de turismo, hotéis, casas de câmbio. Essa autorização é dada pelo Banco Central e você pode verificar a lista completa das instituições acessando o site do Banco Central para comprar dólar seguro.

PAGO IMPOSTO AO COMPRAR OU UTILIZAR O DÓLAR?

Como tudo no Brasil, você terá que pagar taxas ao fazer movimentações de dólar. Independente da forma como você utilizou, a tributação será feita. O nome do imposto é o IOF (Imposto Sobre Operações Financeira). O valor desse imposto varia de acordo com a transação. Caso você tenha comprado à moeda, o valor do imposto é de 0,38% do total adquirido. No cartão de débito, o valor também é de 0,38% do total. Já nas transações feitas no cartão de crédito, o valor do imposto chega até 6,38% do valor total.

QUANDO O DÓLAR CAI?

A cotação do dólar cai quando há no mercado uma circulação intensa da moeda estrangeira. Juros altos e atuação de investidores no país também são fortes incentivadores para a queda do dólar. Porém, o dólar muito baixo torna o nosso mercado interno pouco competitivo, afinal, os produtos estrangeiros entrarão com muita força no mercado, prejudicando a saúde da indústria brasileira.

QUANDO O DÓLAR SOBE?

A cotação do dólar sobe quando a circulação da moeda diminui no país. Juros baixos e inflação alta são fortes incentivadores dessa alta do dólar. Além disso, a falta de confiança dos investidores em nosso mercado, afastando novos investimentos, também tem como consequência a alta do dólar. O dólar alto pode ser bom para as empresas brasileiras que exportam seus produtos para o exterior, afinal, o ganho que elas terão será maior, ou ainda, esse valor mais alto deixa nossos produtos / serviços mais competitivos no mercado externo, pois os valores finais para o consumidor estrangeiro não precisarão ser tão altos para compensar o dólar baixo.

Submit your review
1
2
3
4
5
Submit
     
Cancel

Create your own review

Average rating:  
 1 reviews
by Carla Santos Aguiar on Blank Business Name
Gostei desta informação

Lidar com a moeda nacional já não é tão fácil. Já fui vítima de golpe de nota de cem reais falsa. Comprar dólar tem sim que ter procedência de fonte segura.E, esta publicação me ajudou muito e me trouxe mais bagagem quando eu for comprar meus dólares.Parabéns ao siteRecomendo a todos!Carla Santos Aguiar - São Paulo/SP.

Ficamos contentes por saber que o nosso trabalho agregou boas informações úteis a você.
Conte conosco, viajar sempre na Vou Viajar Barato!

SAC